Pais, alunos, políticos e autoridades: retorno de desfile cívico reúne mais de 8 mil pessoas em Cuiabá
07/09/2025
(Foto: Reprodução) Desfile cívico em Cuiabá teve participação de escolas municipais e estaduais
Rennan Oliveira/Prefeitura de Cuiabá
O desfile cívico-militar de 7 de setembro reuniu mais de 8 mil pessoas, entre pais, alunos, políticos e autoridades militares e civis, na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá, neste domingo (7). O evento faz parte da comemoração dos 203 anos da Independência do Brasil.
No ano passado, o desfile foi cancelado na capital e em outras 21 cidades por causa da má qualidade do tempo e baixa umidade do ar causadas pelas queimadas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Para o prefeito Abilio Brunini, a participação da população que prestigiou o evento demonstra orgulho cívico e nacional e evidencia que o povo cuiabano e mato-grossense tem orgulho do Brasil e das forças de segurança.
Neste ano, o desfile ocorreu no sentido contrário da avenida, tendo como ponto alto a Praça Alencastro. Segundo a prefeitura, o retorno ao traçado original é uma forma de resgatar a valorização do Centro Histórico de Cuiabá.
O evento foi marcado pela participação de escolas municipais e estaduais, das alunas do Programa Siminina, das fanfarras Batak, da Escola Municipal Ana Teresa Arcos Krause e da Banda de Percussão Marcial com Escaletas, da Escola Municipal Francisca Figueiredo Arruda Martins.
Participaram também instituições federais de ensino, organizações da sociedade civil, entre outros.
O desfile militar contou com a presença da Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil e Cavalaria da PM.