Metalúrgicos da Embraer entram em greve em São José dos Campos
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Metalúrgicos da Embraer entram em greve em São José dos Campos
Divulgação/Sindicato dos Metalúrgicos
Os metalúrgicos da Embraer entraram em greve na manhã desta quarta-feira (17), na fábrica de São José dos Campos (SP), onde fica a sede da fabricante de aviões.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos, que defenda a categoria. O g1 aguarda uma posição da Embraer, que ainda não se manifestou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o sindicato, os metalúrgicos reivindicam reajuste salarial de 11%, benefício de R$ 1 mil e assinatura de convenção coletiva para garantir estabilidade
A decisão pela greve foi tomada em uma assembleia realizada no início desta quarta-feira (17), com cerca de três mil metalúrgicos.
"A proposta foi apenas a reposição da inflação, aumento de apenas R$ 20 no vale alimentação. Mas eles propõe retirar um direito histórico dos metalúrgicos, que é garantia de estabilidade do emprego para o trabalhador que sofre acidente de trabalho ou é portador de doença ocupacional. É importante dizer que a Embraer está em um bom momento, e aí o trabalhador, que fabrica as aeronaves, precisa ser valorizado, mas a proposta é muito ruim", afirma Weller Gonçalves, presidente do sindicato.
Diferente dos metalúrgicos, os setor administrativos da Embraer e funcionários terceirizados seguem trabalhando normalmente.
Embraer faz venda bilionária para empresa americana
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina